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Baseado no curso de marketing digital em campinas relacionamento a longo prazo, o marketing direto deve ser pensado por profissionais capacitados

Você já foi impactado com uma ação de marketing direto. O recebimento de catálogos de produtos, newsletter e publicidade online que não buscavam vender um produto ou um serviço, mas sim se comunicar com você cliente de alguma forma, é o chamado marketing direto.

Uma das ferramentas mais tradicionais da área, o marketing direto é caracterizado pelo estabelecimento de um relacionamento sem intermediários com o consumidor, com o objetivo de manter um diálogo prolongado com ele. É uma oposição ao marketing de produto, baseado apenas na propaganda e estímulo à compra.

A principal ação dessa área é o contato com um grupo específico de clientes e potenciais clientes (ou seja, leads) por meio de e-mail marketing, newsletter, catálogos, flyers, cupons de desconto, SMS, ligações e anúncios, sempre com mensagens segmentadas. No entanto, apesar da relevância, o consumidor não autoriza previamente o contato, como ocorre no inbound marketing.

Se bem realizada, a técnica é eficaz para fidelizar os clientes e os leads, mantendo-os ativos no longo prazo. No entanto, para isso, é essencial que o profissional realize um curso de propaganda e marketing, pois uma estratégia malfeita pode acarretar no resultado inverso, prejudicando a imagem de uma empresa mesmo após anos de trabalho duro.

Além de se capacitar por meio de um curso de propaganda e marketing, quem deseja implementar uma estratégia no local de trabalho deve considerar também:

Possuir um banco de dados – curso de marketing digital av paulista

Devido aos avanços tecnológicos, coletar informações é algo muito mais simples e obrigatório para as empresas que lidam diretamente com clientes. Mais do que isso, é preciso analisá-las! Para que o marketing direto atinja o público certo, é necessário formar bancos de dados agrupados por similaridades geográficos, demográficos, psicográficos e até mesmo de comportamentos de compra passados, garantindo um conhecimento mais individualizado de cada cliente para então agir sobre eles.

Surpreenda seu cliente – curso de marketing digital em campinas

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As melhores empresas usam o banco de dados estrategicamente de forma a surpreender os consumidores, personalizando mensagens e tratamento. Um exemplo dessa estratégia é oferecer o acesso de um novo produto de jardinagem para os clientes que adquiriram nos últimos tempos itens similares ou relacionados à decoração e área da piscina. Clientes assíduos podem ser os primeiros a receber informação sobre a queda de preço de um item que eles já demonstraram interesse, mas acabaram não fechando o negócio antes.

Embora o principal objetivo do marketing direto não seja a venda, é preciso inserir o call to action em todo o tipo de comunicação, de acordo com o foco da campanha (gerar tráfego para o site, responder uma pesquisa de opinião, divulgar um evento, etc). O call to action aponta o cliente o que fazer em determinado contexto e, estrategicamente, serve para indicar o próximo passo desejado para empresa. Uma vez que o call to action é executado corretamente, a campanha apresenta um resultado positivo.

Determine um prazo – curso de marketing digital em campinas

Estabelecer uma data limite para o call to action é fundamental para que o cliente se prontifique a agir imediatamente. Se isso não ocorrer, ele tenderá a postergar, ultrapassando a duração da campanha, ou simplesmente irá ignorar a comunicação. Frases como “só essa semana”, “confirmações até o dia tal” ou “responda agora para isso acontecer” estimulam a uma ação rápida, algo essencial para que o objetivo da campanha seja atingido.

Ao buscar por um novo produto e se deparar com várias opções nas prateleiras do mercado, você com certeza vai comparar diversos produtos em relação a fatores fundamentais para a sua compra, como a qualidade da marca, o preço, a embalagem, a composição e outros. No mundo dos negócios, esta análise recebe o nome de curso marketing digital av paulista, mas vai muito além de comparações ocasionais e pode determinar os rumos de uma companhia.

Para compreender o que é benchmarketing, não é preciso ser um especialista do segmento de marketing, embora o chamado “benchmarking” esteja sim associado a esta área do conhecimento. Por definição, o bench é uma ferramenta de gestão que permite mensurar a performance de um empresa em relação a sua eficiência e a de outras organizações, sejam elas concorrentes ou não.

Ele pode ser utilizado em praticamente todos os setores do mercado e em todos os departamentos da companhia. Uma indústria têxtil pode analisar práticas de recrutamento de uma agência de comunicação, um supermercado pode comparar suas soluções de TI para os caixas com seu concorrente direto, um açougue pode pesquisar os preços dos cortes que saem menos em outros estabelecimentos da região e assim por diante.

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Não são apenas as grandes empresas que têm a se beneficiar com o benchmarking. Pequenos e médios negócios devem utilizá-lo ao seu favor para atingir seus objetivos, como cortar custos, expandir seu tamanho, fazer uma divulgação mais efetiva, entre outros usos possíveis. A ação não precisa ser feita apenas em relação a empresas de porte semelhante, pois um bom bench considera diversas práticas do mercado para servir de referência internamente.

É importante ficar atento, pois curso de marketing digital em campinasnão quer dizer que você deve copiar tudo o que as empresas que servem de inspiração para o seu negócio estão fazendo! Você precisa observar, comparar e aprender com elas, a fim de adaptar ou criar novas soluções que façam diferença e evitar as novidades que têm potencial para fracassar no seu caso.

curso de marketing digital av paulista não é um evento isolado o ideal é ser feito sempre, ou, ao menos, sempre que houver necessidade. O segredo é ser instaurado como um processo contínuo de pesquisa de referências e, por esta razão, não é rápido e fácil de ser feito. O bench também não fornece respostas imediatas ou uma fórmula mágica capaz de revolucionar uma organização, pois isto vai depender da forma como as informações serão recebidas e aproveitadas internamente pelos departamentos responsáveis.

A realização do benchmarking não substitui a análise da concorrência. O foco do bench é a identificação de boas práticas, enquanto que a análise é a responsável por medir o desempenho, permitindo que a empresa corra atrás de prejuízos ou saia na frente de seus competidores, por exemplo.

COMO SABER MAIS? – curso de marketing digital em campinas

Qualquer colaborador que atua na organização pode ser encarregado, de forma direta ou indireta, de realizar o benchmarking. Além de selecionar quem serão os responsáveis por procurar e avaliar as práticas do mercado, em uma simples conversa com um colega de trabalho é possível obter bons insights sobre o assunto a partir de um comentário sobre um programa de TV, sobre as últimas férias ou sobre a escolha do restaurante para a hora do almoço.

Apesar de haver muitas oportunidades para realizar o bench, é essencial que ele seja estratégico. Para isto, iniciar um curso de marketing ou de planejamento estratégico pode auxiliar, além da experiência na prática dentro da empresa. Um trabalho alinhado com as necessidades da organização inclui a seleção de competidores ou empresas de referência, a determinação de critérios qualitativos e quantitativos, a captura de dados, a comparação e a análise das informações e a identificação dos pontos positivos e negativos.

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Você também pode contar com uma série de ferramentas, em sua maioria digital, que oferecem insumos e automatizam o benchmarking. Uma simples assinatura de um jornal ou uma revista especializada em sua área de atuação já pode ser de grande valia. Identifique quais são as melhores ferramentas, levante os custos e os benefícios e negocie com seus gestores a possibilidade de utilizá-las ou não.

Investir em relacionamento também é essencial para ter acesso a boas informações. Não veja o seu concorrente como um inimigo e estimule a sua equipe a fazer a mesma coisa, pois assim é possível, por exemplo, agendar uma reunião para discutir algumas práticas ou participar de eventos dedicados à sua área de atuação. Nem todos os departamentos toleram a aproximação: você perceberá que alguns setores possuem um sigilo mais rígido, principalmente em relação a práticas externas, mas uma boa parte dos negócios está aberta a conversas, principalmente quando se trata de aprimoramentos internos.

E DEPOIS? – ccurso de marketing digital em campinas

Se você fez um bom benchmarking que acarretou no lançamento de um processo, na melhoria de uma prática ou na mudança de um produto, não deixe de exibir os resultados. Utilize os KPI pré-estabelecidos para realizar a comparação e demonstre que a empresa está no rumo certo. Por outro lado, se a novidade não teve boa aceitação ou fracassou, também é preciso reportá-la e retornar a ela sempre que uma ideia semelhante surgir.

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Lembre-se que a melhor forma para identificar o resultado é analisar se o benchmarketing proporcionou vantagens competitivas para a companhia onde você atua. Considerar apenas o nivelamento com os concorrentes é um erro grave, pois a melhor forma de utilizar o bench é justamente para se destacar da concorrência com um diferencial, conquistando um espaço único no mercado.

No entanto, mesmo que após tanto esforço o benchmarking não desencadeie uma mudança na companhia, pense da seguinte forma: ele é fundamental para incentivar as empresas a pensarem além dos seus muros e limitações, em busca de fatores que as tornem cada vez melhores. Este pode ser o grande resultado do bench para os negócios e, conforme a empresa evolui, ela estará muito mais aberta a inaugurar novidades provenientes de uma análise constante, estratégica e cautelosa

O que é marketing digital?

Antes de mostrarmos alguns cursos de marketing digital, precisamos contextualizar melhor esse termo.

Muito se ouve falar sobre esse tipo de marketing, mas você realmente sabe o que ele significa?

O marketing, como a maioria das pessoas já conhece, é uma estratégia empresarial que tem como objetivo aumentar os lucros por meio de pesquisa de mercado, campanhas publicitárias, atendimento de qualidade pós-venda, etc. Ou seja, uma estratégia de marketing é um conjunto de ações que pretendem atrair mais consumidores entregando valor para estas pessoas.

Uma outra definição para esse termo é mercadologia, que tem o mesmo significado de marketing: conjunto de estratégias usadas para mostrar as pessoas que determinado serviço ou produto é interessante para elas.

Simplificando, o marketing é uma maneira de fazer consumidores em potencial conhecerem o que sua marca tem a oferecer. É por isso que tanto se fala nisso, pois é com essa estratégia que seu negócio pode deixar de ser apenas local e tornar-se mais conhecido em sua área de atuação.

Dentro dessas estratégias, uma que tem se mostrado bastante efetiva é o marketing digital, uma vertente forte da mercadologia, principalmente por ter como canal de comunicação o mundo digital.

Esse tipo de marketing é muito procurado por empreendedores de diversas áreas porque, por ser online e com as estratégias certas de divulgação, é possível atingir um público antes não imaginado por causa das barreiras geográficas.

Assim, o marketing digital é o conjunto de estratégias online que visam à divulgação de seu negócio. Entre essas estratégias estão:

  • Criação de um blog;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Compra de anúncios;
  • Landing pages;
  • E-mail marketing;
  • E várias outras estratégias que possam fazer sua marca ser conhecida e reconhecida no mundo virtual.
  • O Marketing cresceu e cresce ano a ano. O motivo disso é claro: o acesso à internet já faz parte da vida de mais da metade da população mundial. Por esse motivo, o marketing tradicional precisou se atualizar e chegar às redes, atraindo os consumidores a partir de novas estratégias.A internet e a tecnologia vieram para ficar e revolucionar a maneira de se comprar e vender. Segundo o IBGE, mais de 80% das casas brasileiras contam com, ao menos, um aparelho celular com internet. Conheça, a seguir, algumas inovações do Marketing Digital:
    • Expansão da publicidade mobile

    Mais do que nunca, é preciso pensar no marketing voltado aos usuários de smartphones, que buscam em poucos cliques realizar desejos e atender necessidades. Pensando nisso, é fundamental construir páginas, blogs e sites com formatos adequados para celulares e que permitam uma fácil navegação.

    O investimento no marketing mobile é uma necessidade das empresas, que estão se adaptando a essa nova realidade e, consequentemente, buscando profissionais capacitados para revolucionar os negócios que ainda não estão incluídos nesse formato. Só dessa forma é possível sobreviver à concorrência do mercado.

    • Funções do e-mail marketing

    O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de chegar ao público pretendido de forma certeira, com a mensagem correta e no momento esperado. Assim como o uso dos smartphones é uma realidade mundial, as contas de e-mail também são frequentemente utilizadas.

    Por meio dessa estratégia, empresas e consumidores se comunicam com facilidade e de forma pessoal e direta. É uma ferramenta que permite grande alcance e que opera previsivelmente, uma vez que, ao selecionar endereços de e-mail, a pessoa certamente o receberá— o que nem sempre ocorre em anúncios nas redes sociais, por exemplo.

    Essa também não é uma ação que demanda grande investimento financeiro e, mesmo assim, pode garantir um bom retorno.

    • Vantagens dos mecanismos de buscas

    Colocar sua empresa entre as primeiras encontradas durante a busca por um produto ou serviço na internet é sinal de que o trabalho de Marketing Digital está sendo desenvolvido corretamente. Sabe por quê? A maioria dos usuários de internet acessam os primeiros resultados mostrados dos buscadores de informações, tal qual o Google.

    Ou seja, aparecendo entre os primeiros resultados da busca, as chances de um possível cliente entrar na sua página e, consequentemente, adquirir um produto são muito maiores.

    Assim, saber trabalhar corretamente o Marketing Digital com os mecanismos de buscas significa estar dentro dos padrões determinados para alavancar a sua empresa. Para isso, é importante estar bem informado e ter a melhor formação, com conhecimentos abrangentes sobre o que faz uma página ser ou não ranqueada pelo Google, por exemplo.

    • Relevância das redes sociais

    Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter: todo mundo já ouviu falar dessas redes sociais, mas talvez ainda não tenha consciência do tamanho da importância das mesmas para o Marketing Digital.

    Todas elas são espaços de comunicação entre as pessoas, apesar de funcionarem de formas distintas e de cada uma ter um objetivo específico. Criar linguagens apropriadas, perfis de empresas bem alimentados e definir públicos-alvo podem ser ações essenciais para alavancar sua empresa na internet.

    Uma única curtida ou compartilhamento permite uma expansão significativa no número de pessoas atingidas por determinada mensagem. No entanto, trabalhar com essas redes requer preparo e conhecimentos próprios para que tudo saia como planejado.

    • Marketing Digital e os aplicativos

    Empresas do mundo todo utilizam aplicativos de celular para aumentar vendas e garantir a fidelização de seus clientes. Planejar o Marketing Digital inclui trabalhar para que seus aplicativos sejam baixados nos celulares e, consequentemente, sejam usados por seus clientes.

    Também é fundamental utilizar estratégias para chamar a atenção do usuário para o aplicativo instalado, sem que ele fique ocioso e apenas tomando espaço da memória do smartphone. Fazer do app um canal permanente de interação entre empresa e cliente é sucesso garantido nos negócios.

       Possibilidades de atuação do profissional de Marketing

    Independentemente do tamanho, é importante que toda empresa entenda o Marketing como um setor estratégico na conquista de novos mercados e clientes. Afinal, a área não é apenas sobre fazer propaganda ou vender um produto, mas sim com compreender o mercado, as tendências e os clientes em que a organização está inserida.

    Isso exige muito conhecimento de métodos, estudo, pesquisa e atualização constante. Mais do que transformar a maneira de consumir, a internet ampliou e revolucionou as possibilidades de atuação de quem se forma em um curso de Marketing. Conheça algumas possíveis áreas de atuação:

    • Comércio eletrônico

    As plataformas de comércio digital vêm crescendo a cada ano, e o profissional de Marketing pode atuar como gestor da área. Nesse cargo, será responsável por acompanhar e analisar dados de todo o processo de divulgação e venda dos produtos. Assim como faria em uma loja física, também é necessário estar atento às preferências e ao comportamento do público.

    Com uma quantia suficiente de informações obtidas a partir de ferramentas da própria internet, o gestor de comércio digital é capaz de identificar possíveis defeitos na estratégia e ainda pensar em novas soluções. É importante ter um perfil analítico e estar sempre em busca dos melhores recursos e métodos para seu negócio, visando ao aumento das vendas online.

  • Interatividade

    Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

    As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

    Análise e mensuração

    Imagine o mundo nos anos 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava decolando. Neste período, poucas eram os métodos de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.

    Pode-se dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.

    No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

    Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.

    Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo.

    Mais oportunidades para as empresas

    Além de tudo isso, a diminuição das distâncias literalmente entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.

    Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!

    Direcionamento

    Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo!

    Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

    Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

    Esse é o segredo por trás do valor real do Marketing Digital, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário um método e falaremos sobre isso agora!

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